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1 [Lua] Tutorial Colisões em Seg 13 Abr - 14:21:42

Julyens

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USER ATIVO
Bem vou tentar te explcar de uma maneira facil como fazer as colisões , foi assim q espliquei a varias pessoas e elas perceberam...

Agora passando ao toturial :


Tens 2 codigos , uns para Colisões na vertical e outro para colisões na horizontal

Colisão na vertical
if player.y >= 100 and player.y <= 200 and player.x == 100 then
player.x = player.x 2
end

A vermelho está onde começa a colisão no eixo Y , eu meti como exemplo 100
A verde está onde acaba a colisão no eixo Y , eu meti como exemplo 200
A azul meti as coordenadas de X onde eu quero que esteja as colisões , neste caso 100
A laranja está quantos pixeis a personagem vai andar , pode ser (positivo) ou - (negativo) , assim se a personagem andar 2 e a colisão fizer recuar -2 o movimento vai ser 0 ou Nulo logo o boneco vai ficar parado contra uma "parede invisivel"


colisão na horizontal

if player.x >= 100 and player.x <= 200 and player.y == 100 then
player.y = player.y -2
end

A vermelho está onde começa a colisão no eixo X, eu meti como exemplo 100
A verde está onde acaba a colisão no eixo X , eu meti como exemplo 200
A azul meti as coordenadas de Y onde eu quero que esteja as colisões , neste caso 100
A laranja está quantos pixeis a personagem vai andar , pode ser (positivo) ou - (negativo) , assim se a personagem andar 2 e a colisão fizer recuar -2 o movimento vai ser nulo logo boneco vai ficar parado contra uma "parede invisivel"


Se formos a ver as colisões não passam de linhas invisiveis que o boneco ao passar por cima delas vai lhe acontecer algo , pode recuar , avançar , ficar parado , podemos tambem fazer com que o jogador perca vida , energia alterando a parte do "player.y = player.y -2" pois nesta parte é o que vai acontecer ao player...



Espero ter ajudado alguem , se tiverem alguma duvida não hesitem em perguntar



Creditos :
30% Dark Shark , pois o tutorial foi baseado nas colisões do homebrew pspokemons , este mesmo feito por ele.

70% Kaamelot , pois fui eu q fiz o tuto Wink



Última edição por Julyens em Sex 24 Jul - 19:20:41, editado 4 vez(es)

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2 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 13 Abr - 14:22:46

Convidad

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Convidado
Tutorial muito bom!
Já me ajudou num projecto meu e tudo.

Continuação de um bom trabalho!

3 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 13 Abr - 14:53:28

DarK_SharK

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Admin & Fundador
Aqui na parte -2 ou +2 não é 2, é a velocidade que a personagem anda.
Se a personagem anda 2 para a frente e quer ir contra a casa, claro que ser´-2, para o vaor ficar 0, e o movimento ser nulo.



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4 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 13 Abr - 18:31:49

O, 12Pedro

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USER MESTRE
good


obrigadõ kaamelot, pela a juda para o meu projecto e pelo tuto xD

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5 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 13 Abr - 18:52:35

nanoepedro

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USER MESTRE
que engraçado lua é parecido com pascal que é o que eu ando a aprender agora, é bom saber xD, bom tuto.

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6 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Ter 14 Abr - 0:32:57

Julyens

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USER ATIVO
DarK_SharK escreveu:Aqui na parte -2 ou +2 não é 2, é a velocidade que a personagem anda.
Se a personagem anda 2 para a frente e quer ir contra a casa, claro que ser´-2, para o vaor ficar 0, e o movimento ser nulo.

Concordo com o que disseste , mas , se o movimento for nulo o "boneco" vai estar parado...

Fiz um edit e meti como disses-te , pois acho q fica mais completo



Cumprimentos e continuação de bom dia Smile

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7 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Ter 14 Abr - 13:15:31

D0UGL45

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Moderador
Esse é uma maneira bem mais facil de fazer colisions, a única desvantagem é que se você quer que ela aparece na tela, então você terá que fazer um blit de uma imagem.png.

Ver perfil do usuário http://d0ugl45-r0x.blogspot.com

8 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 15 Jun - 22:16:39

O, 12Pedro

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USER MESTRE
tenho uma duvida.. para fazer-mos uma plataforma, tipo a colisao tem que ser :

if player.x >= 100 and player.x <= 150 and player.y == 100 then
player.y = player.y - (velocidade do salto)
end

é assim??

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9 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 15 Jun - 22:42:56

Dark_Wolf

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USER MESTRE Nv.2
a parte da condição está bem mas nao me parece que o código a seguir vá resultar

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10 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Seg 15 Jun - 22:45:27

O, 12Pedro

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USER MESTRE
nao estou a perceber omo ir ser a colisao para uma plataforma,,

porque nao vai funcionar?'

ja agrora, podes dar-me uma ajuda?

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11 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Ter 16 Jun - 9:44:17

Dark_Wolf

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USER MESTRE Nv.2
if player.x >= 100 and player.x <= 150 and player.y == 100 then
parece me bem.
a parte que nao funciona é o codigo que escreveste

player.y = player.y - (velocidade do salto)

assim supostamente em teoria o teu personagem vai ficar estampado no ar sem puder fazer nada tens de arranjar outra soluçao.
pode resultar mas tenho quase a certeza que nao resulta experimenta e depois diz alguma coisa Wink

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12 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Ter 16 Jun - 10:10:41

O, 12Pedro

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USER MESTRE
sim, tens razão.. o player n vai puder saltar.. e so vai andar no eixo dos xx

tenho que ver uma maneira

obrigado!

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13 Re: [Lua] Tutorial Colisões em Qua 24 Jun - 2:52:54

Julyens

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USER ATIVO
O, 12Pedro escreveu:nao estou a perceber omo ir ser a colisao para uma plataforma,,

porque nao vai funcionar?'

ja agrora, podes dar-me uma ajuda?

podes sempre fazer assim :

if player.x >= 100 and player.x <= 150 and player.y == 100 then
player.gravity = ITEM1
end


ITEM1 a altura no Y que o player vai ficar parado em cima da plataforma , mas depois vais ter q fazer otra colisão para o chão no caso de o player sair da plataforma...
para quando o player saltar não ficar no ar...



Espero ter ajudado
:portugal:

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