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1 [Lua] Functions em Sab 5 Jul - 12:13:05

DarK_SharK

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Admin & Fundador
Muitos de vocês não sabem para que serve as "Functions", pelo o que o nome diz são funções que permite a um programador usar nos seus homebrews. Cada Function tem a sua função, e devem ser utilizadas de acordo do que precisam.

Utilizem o LuaPlayerHM7 para poderem usar todas das functions aqui presentes:

Functions de Tipo Texto

screen:fillRect(X,Y,Largura,Altura,Cor)
Esta function serve para poderes por uma barra no jogo, é muito usada em barras de vida.

Image.createEmpty(Largura, Altura)
Boa function para quem quer fazer um homebrew e ainda não tem imagens, esta function cria uma imagem de teste.

Image.load("Nomedaimagem")
Esta é a function que permite fazer Load de uma imagem, é bastante usada com um atalho antes.

image:clear(cor)
Functon bastante usada para dar cor à function Image.createEmpty.

image:width()
Largura de uma imagem

image:height()
Altura de uma imagem

screen.flip()
Function usada para mostrar os textos no ecrâ.

Cor = Color.new(r, g, b)
Atallho com a function da cor, pode também ser usado só Color.new(r, g, b).

Font.load("font")
Esta é a function que permite ler as fonts de texto (.ttf)

Font.setPixelSizes(Largura,Altura)
Function que permite definir os tamanhos do tipo de letra.

screen:fontPrint(font,X,Y,"Texto" ou atalho de texto, cor)

----



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2 Re: [Lua] Functions em Sab 5 Jul - 12:13:21

DarK_SharK

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Admin & Fundador
RESERVADO



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3 Re: [Lua] Functions em Seg 6 Abr - 22:59:18

O, 12Pedro

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USER MESTRE
qual é a function para musica??

eu deduzi que fosse

Sound.load("nomedoficheiro.wav")

está certo??

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4 Re: [Lua] Functions em Seg 6 Abr - 23:08:54

Rafix

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USER MESTRE
Tu como tens so estás a fazer load na musica...

Usa input de MP3 que é melhor:

Código:

MP3me.load("nome da musica.mp3")
MP3me.play()

Abraço!

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5 Re: [Lua] Functions em Ter 7 Abr - 0:02:51

O, 12Pedro

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USER MESTRE
mas a musica nao era suposto ser em *.wav??

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6 Re: [Lua] Functions em Ter 7 Abr - 0:14:38

Rafix

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USER MESTRE
O, 12Pedro escreveu:mas a musica nao era suposto ser em *.wav??

Sim, como estavas a fazer, seria em wav...mas com o code que eu postei é em MP3.

Abraço!

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7 Re: [Lua] Functions em Ter 7 Abr - 0:44:39

O, 12Pedro

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USER MESTRE
nao resulta

esquece

quando eu tiver mais tempo dedico-me a parte da musica

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8 Re: [Lua] Functions em Ter 7 Abr - 0:46:44

Rafix

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USER MESTRE
O, 12Pedro escreveu:nao resulta

esquece

quando eu tiver mais tempo dedico-me a parte da musica

Opah assim fica dificil...se meteres o teu code aqui facilita xD

Mas pronto, tu é que sabes.

Abraço!

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9 Re: [Lua] Functions em Ter 7 Abr - 9:34:18

DarK_SharK

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Admin & Fundador
O, 12Pedro escreveu:qual é a function para musica??

eu deduzi que fosse

Sound.load("nomedoficheiro.wav")

está certo??

Usa com MP3, o sound.load é só para pequenos sons, para isso usavas o Music.playFile(), que dá vários tipos de música MOD.



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10 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 11:04:56

O, 12Pedro

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USER MESTRE
entao meto Music.playFile()???

mas.. nao entendi muito bem como iso esta function --'

podes dar-me um exemplo??

o meu codigo
Spoiler:
perder = Image.load("perder.png")
vermelho = Color.new(255,0,0)
while true do
pad = Controls.read()
screen:clear()
if pad:cross() then
dofile "game.lua"
end
if pad:circle() then
dofile "script.lua"
end
Sound.load("gameover.wav")
Sound.play()
screen:blit(0,0,perder)
screen:print(115,245,"pressiona X para jogar novamente",vermelho)
screen:print(115,260,"pressiona O para ir ao menu",vermelho)

screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end

dá erro ao ler a musica

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11 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 11:19:36

DarK_SharK

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Admin & Fundador
O, 12Pedro escreveu:entao meto Music.playFile()???

mas.. nao entendi muito bem como iso esta function --'

podes dar-me um exemplo??

o meu codigo
Spoiler:
perder = Image.load("perder.png")
vermelho = Color.new(255,0,0)
while true do
pad = Controls.read()
screen:clear()
if pad:cross() then
dofile "game.lua"
end
if pad:circle() then
dofile "script.lua"
end
Sound.load("gameover.wav")
Sound.play()
screen:blit(0,0,perder)
screen:print(115,245,"pressiona X para jogar novamente",vermelho)
screen:print(115,260,"pressiona O para ir ao menu",vermelho)

screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end

dá erro ao ler a musica

Falta-te um code, coloca System.oaenable() antes da função Sound.Load



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12 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 18:28:47

O, 12Pedro

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USER MESTRE
DarK_SharK escreveu:
O, 12Pedro escreveu:entao meto Music.playFile()???

mas.. nao entendi muito bem como iso esta function --'

podes dar-me um exemplo??

o meu codigo
Spoiler:
perder = Image.load("perder.png")
vermelho = Color.new(255,0,0)
while true do
pad = Controls.read()
screen:clear()
if pad:cross() then
dofile "game.lua"
end
if pad:circle() then
dofile "script.lua"
end
Sound.load("gameover.wav")
Sound.play()
screen:blit(0,0,perder)
screen:print(115,245,"pressiona X para jogar novamente",vermelho)
screen:print(115,260,"pressiona O para ir ao menu",vermelho)

screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end

dá erro ao ler a musica

Falta-te um code, coloca System.oaenable() antes da função Sound.Load

meti assim:


System.oaenable()
Sound.load("gameover.wav")
Sound.play()


apareceu o seguinte erro:
"Error: perder.lua:17: Sound:play() takes no arguments. Also, call it with a colon, not a dot."


o que se passa shark?

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13 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 18:50:00

DarK_SharK

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Admin & Fundador
Mete, Sound.load("gameover.wav", false)



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14 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 20:57:12

O, 12Pedro

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USER MESTRE
nem assim dá

a musica tem poucos kb por isso nao é pelo tamanho

nao sei o que se passa

o erro e sempre o mesmo: Sound:play() takes no arguments. Also, call it with a colon, not a dot.

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15 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 21:10:50

Rafix

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USER MESTRE
Boas,

Nunca usei este sistema mas tenho um palpite...
Tenta meter com variavés:

System.oaenable()
Teste = Sound.load("nome do fixeiro.wav", false)
Teste:play()

Se não funcionar, tenta simplesmente acrescentar um ; na primeira linha, ou seja ficaria

System.oaenable();
Teste = Sound.load("nome do fixeiro.wav", false)
Teste:play()

Abraço!

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16 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 21:37:36

O, 12Pedro

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USER MESTRE
sim rafix

deu

so que a musica fica paree um cd arranhado xDDD

Ver perfil do usuário

17 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 21:40:00

Rafix

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USER MESTRE
Hmm, lol a mim acontecia me por causa de uma cena...mas acho que não tens no teu script...

Mete o code todo aqui sff!

Abraço!

Ver perfil do usuário http://anime-kami.com

18 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 21:42:32

DarK_SharK

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Admin & Fundador
O, 12Pedro escreveu:sim rafix

deu

so que a musica fica paree um cd arranhado xDDD

Os wavs são usados apenas para pequenos sons, de 0 a 10 seg.
Mas se isso acontece, tenta colocar System.setHigh() no inicio do code.



Ver perfil do usuário http://www.psp-news.org

19 Re: [Lua] Functions em Ter 14 Abr - 21:46:39

Rafix

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USER MESTRE
DarK_SharK escreveu:
O, 12Pedro escreveu:sim rafix

deu

so que a musica fica paree um cd arranhado xDDD

Os wavs são usados apenas para pequenos sons, de 0 a 10 seg.
Mas se isso acontece, tenta colocar System.setHigh() no inicio do code.

Eu acho que uma vez meti um som em wav com mais de 1 minuto e funcionou muito bem, so que não era com estas funções...mas pronto estava a pensar que ele tinha algo no code a mandar para carregar (load) alguma coisa no meio do code...por isso seria melhor meter tudo que é Load no inicio e também fora do main loop.

Abraço!

Ver perfil do usuário http://anime-kami.com

20 Re: [Lua] Functions em Qua 15 Abr - 19:26:26

O, 12Pedro

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USER MESTRE
rafix, o meu codigo
Spoiler:
perder = Image.load("perder.png")
vermelho = Color.new(255,0,0)
System.oaenable()
Teste = Sound.load("gameover.wav", false)

Teste:play()


while true do


pad = Controls.read()
screen:clear()

if pad:cross() then
dofile "game.lua"
end
if pad:circle() then
dofile "script.lua"
end


screen:blit(0,0,perder)
screen:print(115,245,"pressiona X para jogar novamente",vermelho)
screen:print(115,260,"pressiona O para ir ao menu",vermelho)


screen.waitVblankStart()
screen.flip()
end

agora o problema é que se perder uma vez, tudo bem, dá a musica e td dirreitinho,,, mas se voltar a perder a psp empanca...

(este script é o GAMEOVER do meu jogo xD)



Última edição por O, 12Pedro em Qua 15 Abr - 19:35:38, editado 1 vez(es)

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21 Re: [Lua] Functions em Qua 15 Abr - 19:33:53

Rafix

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USER MESTRE
O, 12Pedro escreveu:rafix, o meu codigo
Spoiler:
http://www.psp-news.org/noticias-f3/psp-miudo-de-6-anos-recebe-a-psp-com-porno-t15247-10.htm

agora o problema é que se perder uma vez, tudo bem, dá a musica e td dirreitinho,,, mas se voltar a perder a psp empanca...

(este script é o GAMEOVER do meu jogo xD)

Razz Cometeste algum erro...está o link para um tópico de noticia... Razz

Abraço!

Ver perfil do usuário http://anime-kami.com

22 Re: [Lua] Functions em Qua 15 Abr - 19:36:36

O, 12Pedro

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USER MESTRE
lool
eu ja reparei e ja actualizei (fiz edit) desculpa lá xDDD

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23 Re: [Lua] Functions em Qui 16 Abr - 21:51:49

O, 12Pedro

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USER MESTRE
como ja passaram 24h acho que nao é considerado doble post..

algum pode dar-me uma maozinha ??

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24 Re: [Lua] Functions em Sex 17 Abr - 13:02:03

D0UGL45

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Moderador
Mãozinha no que? Precisamente.

Ver perfil do usuário http://d0ugl45-r0x.blogspot.com

25 Re: [Lua] Functions em Sex 17 Abr - 19:44:54

O, 12Pedro

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USER MESTRE
quero saber qual é o codigo para parar a musica,

porque meti uma musica num dos scripts.lua.. a musica reproduz e tudo muito direitinho.. é o bloco de codigo do "gameover"...

e tipo, se perder uma vez, tudo bem, a psp executa o codigo deste script,

mas se voltar a jogar e voltar a perder a psp empanca..

eu acho que é por nao ter o codigo para parar a musica

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